terça-feira, 20 de março de 2018

1932: A Epopeia Paulista

1932: A Epopeia Paulista

Por muito menos do que acontece no Brasil de hoje, os paulistas pegaram em armas no dia 9 de Julho de 1932.
Data máxima do povo paulista, 9 de Julho é a referência de honra e glória que jamais deixaremos desaparecer de nossa história.
Fizemos a maior guerra civil da história do Brasil em busca de uma Constituição para conquistarmos a democracia. Fomos derrotados militarmente, mas vencemos politicamente.
 Mesmo com a ditadura usando o rádio como propaganda enganosa, vendendo ao Brasil a ideia de que nossa revolução era separatista, liderada pelos italianos e barões do café, conseguimos a Constituição em 1934 e grandes avanços em direção à cidadania, como a conquista do voto feminino, por exemplo.
9 de Julho é o exemplo para sempre. Em 1932 fizemos a maior guerra cívica militar.
Atualmente precisamos, em paz, promover esse movimento cívico, partindo de São Paulo, para resgatar a ética, o próprio civismo e a cidadania numa nação destroçada pela corrupção.
O Brasil precisa buscar o exemplo, nos tempos atuais, da Epopeia de 32, onde o Ideal do Direito era a única meta daqueles 130 mil homens, mulheres e crianças envolvidos no Movimento Constitucionalista.
 Eles conseguiram, embora derrotados pelas armas, o retorno da Carta Magna do País. A eles nosso preito de gratidão! Nosso profundo respeito aos Heróis de 32, baluartes da verdadeira democracia brasileira!
Pirassununga se fez presente nesta luta através da participação de 281 voluntários, dos quais cinco deles morreram em combate.
No ano de 1932, Pirassununga era constituída de aproximadamente “8.500 habitantes”. Apesar de não ser uma cidade muito grande, ela já possuía importantes instituições para a época (e que no futuro tornar-se-iam seus principais pontos turísticos) que destacavam a cidade na região: - Companhia Paulista de Estrada de Ferros, atual FEPASA /Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa: principal estação da malha ferroviária que compreendia as cidades entre Cordeirópolis e Descalvado; - Cachoeira de Emas, atual ponto turístico da região: além de ser a primeira área ocupada do município é um dos principais marcos limítrofes da cidade; - 2º Regimento de Cavalaria Divisionária (2º R.C.D.), atual 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RCMec.): único forte de unidade militar da região, instalado desde 1919; - Escola Normal, atual Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Pirassununga: na época, única escola de ensino completo da região, fundada em 1911;- Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos: primeira igreja da cidade era o ponto de encontro das principais manifestações político-sociais.
Dentro do contexto militar da Revolução de 32, o 2º Regimento de Cavalaria Divisionária forneceu soldados preparados, devido à sua submissão a 2ª Região Militar. Essa, por sua vez, alinhou-se com o estado paulista desde o início.
Através deste livro, pesquisamos nomes, fatos e acontecimentos e histórias de pessoas que marcaram esta luta pela liberdade!
Ao ler o livro "1932: A Epopeia Paulista" você dará mais valor a estes abnegados que tudo fizeram na luta contra o grande golpe de Getúlio Vargas. 
 Esta belíssima pesquisa sobre a participação de Pirassununga na Revolução de 1932 comprova a importância da Revolução Constitucionalista de 1932 para a formação da memória histórica do município!

Nenhum comentário: